O Ar condicionado é um eletrodoméstico que tem um consumo importante de energia elétrica se comparado com outros aparelhos usados nas residências.
É um grande vilão do orçamento doméstico e um custo importante dos estabelecimentos comerciais e industriais, por isso, ele merece uma atenção especial.
Além da manutenção periódica do equipamento, seja ele um aparelho de janela, um split, um self-container ou um grande sistema de água gelada de grande porte, alguns fatores devem ser observados para que exista um equilíbrio entre conforto x custo, sem esquecer o nosso foco principal que é a sustentabilidade e o meio ambiente.
1. O dimensionamento adequado do sistema de condicionamento de ar, evita que ele seja super ou sub dimensionado para o local.
2. As pequenas frestas das portas e janelas devem ser eliminadas evitando assim a "fuga" do ar gelado, aumentando assim o consumo. Defeitos no rebaixamento de teto também devem ser eliminados.
3. Em alguns casos em grandes e médias empresas, o sistema de refrigeração pode ser desligado e deixado somente na ventilação cerca de 15 minutos antes do final do expediente, sem prejuízo algum ao conforto térmico nas salas.
4. A adoção de brise-solail, toldos, filme nas janelas, até mesmo o plantio de uma árvore com a finalidade de provocar sombra em uma parede castigada pelo sol, pode reduzir significativamente as despesas com o ar condicionado.
5. Nunca é demais lembrar. Dê preferência aos equipamentos avaliados com a letra A pelo PROCEL.
6. As instalações elétricas devem ser exclusivas e dimensionadas por um profissional. Evite curiosos. Os condutores mal projetados podem apresentar aquecimento o que causa aumento no consumo e podem até provocar incêndios.
7. O uso de lâmpadas incandescentes no ambiente aumenta o consumo do ar condicionado.
Utilize o ar condicionado com sabedoria, o meio ambiente agradece.
Cesar Weber