Como todos sabemos, os motores a combustão são grandes vilões quando falamos de gases do efeito estufa. Reduzir a emissão desses gases é uma obrigação de todos. Uma alternativa para reduzir essa emissão, seria a utilização dos transportes públicos de massa, ou o uso da bicicleta para nossos deslocamentos diários. Essa alternativa nem sempre é possível, e o uso do carro torna-se inevitável. Sendo assim, manter o carro regulado torna-se uma atitude ecologicamente correta. E o que podemos fazer pelo bem estar do planeta?
- Regular o carburador. Se o seu carro é antigo, ele não possui injeção eletrônica e você precisa limpar e regular o carburador do seu carro ou moto. Faça isso pelo menos de seis em seis meses.
- Injeção eletrônica. Devido a complexidade do sistema, e a necessidade de scaners especiais, é recomendável a visita a uma oficina especializada para a manutenção do sistema.
- Troque o óleo regularmente. Observe a quilometragem e faça a troca de acordo com o fabricante.
- Calibre regularmente os pneus. Isso aumenta a vida útil dos pneus e reduz o consumo de gasolina, além de reduzir as emissões de gases. Também é muito importante fazer o alinhamento e o balanceamento dos mesmos.
- Olho nos filtros. Os filtros de ar, óleo e de combustível devem ser trocados a cada 10 ou 15 mil quilômetros. Consulte o manual do veículo.
- Velas. Devem ser inspecionadas a cada 10.000 Km.
A gasolina é um capítulo a parte. A escolha de um posto sério é muito importante para comprar um produto de qualidade, e não levar gato por lebre. Uma gasolina adulterada além de estragar o motor do veículo, gera uma emissão de gases bem acima do normal.
Pense nisso. a natureza agradece.