A carne vermelha é uma ótima fonte de proteína, mas o consumo exagerado desse alimento pode trazer malefícios para a saúde.
O recomendado por médicos e nutricionistas é que a carne vermelha seja incluída em três refeições por semana. Nas demais refeições pode-se fazer o uso de frango, peixe, ovo e vegetais verde escuro no lugar da carne, lembrando sempre que nenhum alimento tem todos os nutrientes que o corpo humano necessita. O que define uma boa alimentação é uma combinação de vários alimentos para uma refeição equilibrada com proteínas, vitaminas, fibras, ferro, etc.
Comer carne em excesso, está relacionado com um maior risco de doenças como
Além dos benefícios para a saúde, a diminuição do consumo de carne vermelha traz vantagens para o meio ambiente.
Como sabemos, a pecuária extensiva necessita de grandes áreas de pastagens para a engorda de animais para corte, e isso é o maior responsável pelo desmatamento de áres de matas e florestas.
A estabilização ou mesmo a redução no consumo da carne vermelha pode parar esse desmatamento onde florestas estão sendo destruídas para a formação de pasto para o gado.
Que tal aderir a Campanha Segunda Sem Carne? A campanha se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de rodutos de origem animal na alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.
É um caso para se pensar.
A Nauteza agradece.
Cesar Weber